Meu animal faleceu, e agora? Como saber o porquê?
Esse, sem dúvida, é um dos momentos mais difíceis na vida de quem convive com um animal. Por mais que seja um momento doloroso, conhecer o real motivo do óbito é fundamental para sanar dúvidas e evitar que a situação possa se repetir com outros animais.
Entre em contato conosco para maiores informações.
A importância do diagnóstico post mortem
Identificar adequadamente o material a ser enviado para análise laboratorial é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes a se considerar. Quanto mais informações o laboratório obtiver do paciente, mais rápido e assertivo o diagnóstico chegará às mãos do clínico, podendo direcionar melhor o tratamento do animal.
A ficha de requisição dos exames deve ser preenchida pelo clínico da forma mais completa possível, sem omitir nenhuma informação que julgue menos importante ou irrelevante para o exame solicitado. Resultados de exames complementares anteriores, tratamentos realizados e a história clínica do animal devem ser informados SEMPRE!
É por meio dessa cooperação e trabalho unificado entre tutor, clínico e analista/patologista que poderemos chegar ao ponto que realmente importa a todos: restabelecer a saúde do animal.
Coleta inadequada
Demora no envio da amostra para análise
Volume insuficiente de fixador
Contaminação da amostra
Armazenamento inadequado da amostra
Falhas na identificação das amostras